Usted está aquí: Inicio / Noticias / LOURES ADERE AO CORREDOR MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

LOURES ADERE AO CORREDOR MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE

28/mayo/2022.- No âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinalou ontem, dia 22 de maio, o Município de Loures aderiu hoje de manhã ao Corredor Mundial da Biodiversidade, através da colocação de uma placa alusiva a este projeto na Estação da Biodiversidade de Fontelas, em Lousa.

O Corredor Biológico Mundial é um projeto internacional, que visa criar um “cinturão” ecológico à volta do planeta, permitindo um caminho de biodiversidade mundial. Todos os membros estão ligados à defesa, estudo e investigação do ambiente, da biodiversidade, da natureza, dos oceanos, assim como da história, evolução de espécies, habitats e clima.

 A adesão a este projeto contemplou uma visita guiada à primeira EBIO (Estação da Biodiversidade) da Área Metropolitana de Lisboa, localizada em Fontelas (Lousa). A visita foi conduzida pela equipa de Educação e Sensibilização do Departamento de Ambiente da Autarquia, e contou com a participação de cerca de 40 alunos da Escola Básica General Humberto Delgado (Santo António dos Cavaleiros).

A inclusão do Município de Loures no percurso do Corredor Biológico Mundial torna-se assim relevante pela participação num projeto ambiental internacional com objetivos de reflorestação e manutenção da biodiversidade, bem como pela proteção e conservação de habitats naturais, visando também a sensibilização e educação ambiental e a promoção do Município em fóruns, conferências e congressos internacionais.

 Este projeto foi iniciado há cerca de dez anos, com a fundação da organização não-governamental Uma Floresta para o Planeta Terra, tendo sido criado, em 2020, um Comité Internacional em Espanha, que foi apresentado na COP25, em Madrid. Esteve igualmente presente na 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – COP26 –, que decorreu em Glasgow, na Escócia.

 O Corredor Biológico Mundial localiza-se já em diversos países, tais como Portugal, com a adesão dos municípios de Braga, Miranda do Douro e, a partir de hoje, de Loures; Espanha; Mali; Cabo Verde; Senegal; Estados Unidos da América; México; Chile; Austrália; Indonésia (Bornéu); Venezuela; Equador; Brasil; Colômbia; Bolívia; Peru; Suriname; Guiana; Guiana Francesa; Uruguai e Argentina.

 No Parque Municipal do Cabeço de Montachique, em Fanhões, e no ValoRio – Percurso Ribeirinho do Rio Trancão, em Bucelas, foram também colocadas placas alusivas a este projeto.

 Mais informações sobre o projeto do Corredor Biológico Mundial através da seguinte ligação: Corredor Biológico Mundial (corredorbiologicomundial.org).

LINK NOTICIA

loures-adere-ao-corredor-mundial-da-biodiversidade

 

Boletín de novedades
Promotoras y Coordinadoras

Bison Bonasus

Un bosque para el planeta Tierra

Proyecto Gran Simio

Orangutan Foundation Internacional

1000 arboles